ENERGIA SOLAR CONTRA AS CONCESSIONÁRIAS

As concessionárias realmente são contr a energia solar? O estranhamento entre as concessionárias e o setor de energia solar, não é de agora. Desde o momento que a tecnologia on grid chegou no país (conectada a rede pública de energia) o valor da conta de energia começou a reduzir. Pois, os sistemas fotovoltaicos geram energia excedente que é injetada à rede pública que retorna como créditos. Mas, para que isso ocorra é necessária uma série de documentos, cumprimentos de normas, certificações técnicas. A concessionária tem um prazo de até 90 dias para homologar o sistema, pois quanto mais retardam a autorização, mais ganha em valores com a energia. E elas podem reprovar o projeto?

Não, se estiver em desacordo, terá que ser ajustado e enviado novamente para aprovação – lembrando de tudo necessita estar em acordo com a norma mãe da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Visto que as concessionárias ganharam por meio de leilões o direito de distribuir da energia até a sua casa, tendem a criar um certo grau de autoridade, porém ficam subordinadas da Aneel – que é quem rege as leis e as observa quanto ao cumprimento. Entenderam porquê dessa quebra de braço? As concessionárias estão perdendo faturamento e os acionistas não estão nada contentes, tudo porque a partir do surgimento da energia solar no Brasil e o seu aquecimento, elas precisam desenvolver melhor o setor, aperfeiçoar pessoas, capacitar internamente a fim de atender a demanda.

O que acontece é que para cada público existe uma determinada faixa de valor, seja ele pessoa jurídica ou pessoa física. Acompanhem o raciocínio: Um comércio pequeno gasta mensalmente um valor de 6 mil reais, com o sistema fotovoltaico sua conta em energia, não passa de 2 mil reais – são 4 mil reais que a concessionária está perdendo. Em uma casa cujo valor para um casal é de R$250,00 após instalação passa a ser de R$50,00.

Percebem o que elas estão perdendo? Por isso a Aneel e as concessionárias se uniram para tentar absorver algum valor da energia produzida. Influenciando no retorno de investimento, hoje o sistema geralmente se paga em três anos e meio a partir da nova norma passará a ser pago dentro de quatro a cinco anos. O setor de energia solar só irá retroceder se acontecer uma mudança muito drástica e as chances são quase zero da inviabilização dos sistemas. Enquanto isso, vamos nos mantendo tranquilos, pois, estamos produzindo uma energia limpa, renovável e sem causar estragos ao planeta.

 

A arrecadação de valores é muito importante e será que estão levando em conta que o número de desempregos reduziu em grande número graças a ela? Estão percebendo que a economia está girando em grande parte pelo setor estar aquecido e as pessoas preocupadas em se beneficiar e beneficiar o coletivo? Querer ganhar de forma adequada e ter uma qualidade boa de vida sim, mais ser egoísta a ponto de querer retirar valores exagerados, não! O governo vem dado incentivos para a implementação dos sistemas. Para cada segmento encontra-se um incentivo feito para ele.

 

Acompanhe os canais oficiais do Aprendiz Solar e torne-se um especialista em projetos fotovoltaicos e energia solar:

Instagram: https://www.instagram.com/aprendizsolar/

Facebook: https://www.facebook.com/aprendizsolar/

Canal do telegram com conteúdo exclusivo: https://t.me/aprendizsolar

Nosso site: https://www.aprendizsolar.com.br/

Blog Solar: https://www.aprendizsolar.com.br/blog/

Veja também:

MELHORES E PIORES MÓDULOS FOTOVOLTAICOS: https://youtu.be/TIuz69GAZ4E

CONTA DE ENERGIA DE UMA INDÚSTRIA: ANTES E DEPOIS DO SISTEMA SOLAR: https://youtu.be/mtCnDU9Hu04

0
Would love your thoughts, please comment.x
Abrir WhatsApp
Estou Online, posso te ajudar?
Opa, Guilherme Saraiva aqui.
Se tiver alguma duvida me chama, estou Online.